Aluguer de automóveis Porto
Planeia visitar o Porto e precisa de alugar um carro para que possa viajar pela cidade e arredores à vontade? Há imensas coisas para ver e fazer nesta maravilhosa cidade, e com um carro alugado é a melhor maneira de fazê-lo. Desde bairros históricos a arquitetura moderna, a capital da região do Douro é o destino perfeito para quem quer passar férias numa cidade.
Guia do Porto
Situado no noroeste da costa Portuguesa, o Porto é a segunda maior cidade do país e a chamada “Capital do Norte”. A cidade tem cerca de 297.000 habitantes e estende-se ao longo das margens do estuário do rio Douro por cerca de 41.41 km quadrados. Com uma história rica e longa, a memória do Porto recua até aos Celtas e desenvolveu-se durante a ocupação Romana, sendo depois o centro da expansão Cristã sob domínio Visigótico. A área era conhecida como Portus Cale, nome que mais tarde deu origem a Portugal.
O Porto é facilmente reconhecido pela sua exportação mais famosa, o mundialmente conhecido vinho do Porto. É a segunda mais antiga denominação de origem protegida do mundo, em vigor desde o séc. XVIII. Hoje em dia pode visitar uma das muitas caves em Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio. É uma viagem de apenas 5 km que se faz em 5 minutos, e uma das coisas que não pode perder enquanto estiver na cidade. Ali perto, Matosinhos tem das melhores praias da região e situa-se a apenas 15 minutos do centro da cidade.
- Visite as caves de vinho do Porto
- Visite o centro histórico com as suas ruelas apertadas
- Vá até às cidades vizinhas
Em Matosinhos, visite a exuberante Igreja do Bom Jesus, um belo exemplar da arquitetura Barroca Nortenha,assim como o Sea Life, o maior aquário do Norte. Outra visita a fazer é Aveiro, muitas vezes chamada a Veneza de Portugal por causa dos seus muitos canais. Fica a apenas 57 km do centro do Porto e a viagem demora cerca de uma hora de carro. Em Aveiro não pode perder os Moliceiros, barcos típicos da Ria, e os Ovos Moles, uma deliciosa especialidade feita de ovo, típica da cidade.
O Porto é uma ótima cidade para explorar de carro, ainda que por vezes possa ser difícil encontrar estacionamento grátis na rua. Ainda assim, existem alguns parques onde se pode deixar o carro para percorrer a cidade a pé. O bairro medieval da Ribeira alonga-se nas margens do Douro e é Património Mundial da UNESCO. Daqui tem-se uma vista privilegiada para a Ponte Dom Luís, do séc. XIX, uma estrutura de ferro espantosa, assim como para Vila Nova de Gaia, mesmo do outro lado do rio. O Porto é uma cidade orgulhosa, cheia de tesouros prontos a serem descobertos.
Explore com o seu carro alugado
A segunda maior cidade do país é uma mistura perfeita entre antigo e moderno, tradicional e moderno. Com o sue carro alugado, poderá explorar o Porto ao seu próprio ritmo e descobrir tudo o que esta cidade incrível tem para oferecer. O Porto não é muito grande, pelo que conseguirá visitar as atrações mais importantes sem qualquer problema. A Rua de Santa Catarina é uma rua pedestre e o centro de compras tradicional da cidade. Tem imensas lojas tradicionais e algumas cadeiras internacionais. O Majestic, um dos cafés mais conhecidos da cidade, situa-se aqui.
Uma visita ao Majestic é uma das coisas obrigatórias a fazer enquanto estiver na cidade. Uma jóia da Art Noveau, desde a fachado até aos interiores, no Majestic pode provar imensas especialidades da pastelaria Portuguesa e perder-se num tempo ido há muito. Perto da Rua de Santa Catarina fica o Mercado do Bolhão, construído em estilo neoclássico e provavelmente o mercado mais típico do Porto. Uma visita a esta parte da cidade não estaria completa sem dar um pulo à livraria Lello, aberta desde 1906. Foi na sua incrível escadaria que J.K.Rowling se inspirou para criar a famosa escadaria de Hogwarts.
Com o seu carro alugado pode também visitar a Fundação de Serralves, a cerca de 5 minutos do centro da cidade. Situada a 5 km da Baixa, Serralves é uma magnífica instituição cultural especializada em arte contemporânea. O museu está instalado num palácio Art Deco, rodeado de um parque de 18 hectares e tem das melhores exposições do país.
Tradicionalmente chamados de Tripeiros devido ao famoso prato de Tripas à Moda do Porto, os habitantes da cidade tem uma relação próxima com a comida. As tripas são consumidas na cidade desde o séc. XVII e uma das tradições culinárias mais respeitadas. Outro prato a provar são as Francesinhas, uma deliciosa sanduíche adaptada da Francesa Croque-Monsieur. Para uma experiência de culinária tradicional, visite a Casa Aleixo localizada em Campanhã, a cerca de 2.5 km do centro da cidade ou O Paparico, na Areosa, a 5 km da Baixa.
Aeroporto
O Porto é servido pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, situado a 11 km a noroeste do centro da cidade, Aberto em 1945, o aeroporto é o segundo mais movimentado do país e serve de base para a EasyJet, Ryanair e TAP. Se quiser alugar um carro assim que chegue à cidade, pode fazê-lo num dos muitos balcões existentes perto da Segurança.
Existem muitas razões pelas quais deve alugar um carro assim que chegar ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, como segurança, flexibilidade, conforto e variedade. Pode fazê-lo na Avis-Budget, Europcar, Goldcar, Guerin. Hertz e Sitx. Os balcões estão abertos desde as 07:00 às 00.00. O aeroporto também tem um serviço de estacionamento chamado ValetXpress, assim como várias soluções de estacionamento.
Sendo um hub bastante movimentado, o aeroporto tem voos para e de muitas cidades Europeias, como Londres, Genebra, Pais, Madrid, Munique, Istambul ou Amesterdão. Daqui também se pode voar, por exemplo, para Luanda e Toronto. É também a maneira mais rápida de chegar a outras cidades Portuguesas, como Lisboa, Faro, Ponta Delgada ou Funchal.
Trânsito
A cidade do Porto, juntamente como os seus arrabaldes, tem cerca de 1 milhão de habitantes, sendo que conduzir por aqui pode ser um pouco stressante. Na cidade propriamente dita, especialmente no centro histórico, as estradas são estreitas e o granito pode são ser apropriado para todos os tipos de condutores. No entanto, o Porto é bem servido de vias-rápidas e autoestradas em boas condições como a VCI (Via de Cintura Interna), a autoestrada que dá a volta à cidade.
Como na maior aparte das cidades Portuguesas, quando conduzir no Porto tem de ter atenção à sinalização e indicações. Existem muitas ruas de sentido único que podem não estar nem sinalizadas e causar problemas aos condutores mais incautos. Lembre-se de conduzir pela direita e de usar sempre cinto de segurança, mesmo os passageiros que viajem no banco de trás.
Em Portugal, a taxa limite de álcool no sangue é de 0.50, por isso tenha atenção às provas de vinho do Porto antes de pegar no carro. Os limites de velocidade em centros urbanos são de 50 km/h, em estradas secundárias de 80 km/h e em autoestradas de 120km/h. Mesmo que veja os locais a acelerar, respeite a lei e os limites. O Porto tem vários parques de estacionamento espalhados pela cidade, onde pode deixar o seu carro enquanto passeia a pé. Se estacionar na rua tenha cuidado, mesmo que possa parecer de estacionamento livre, a maior parte das ruas têm parquímetro, o que pode ser bastante caro.