Aluguer de Carros Ponta Delgada

A maneira mais confortável de conhecer tudo o que Ponta Delgada tem para lhe oferecer é viajar ao seu ritmo. Sem complicações, opte por alugar um carro que se adapte às suas necessidades e decida onde e quando quer ir, desfrutando da viagem. Ao chegar à ilha, poderá encontrar várias opções de Rent a Car a partir do aeroporto. Com todo o conforto e segurança, deixe-se surpreender enquanto descobre a história, a cultura e a paisagem desta cidade fascinante.

Guia de Ponta Delgada

Ponta Delgada situa-se na encosta sul da ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores. Distando mais de 1400km de Portugal continental, é a maior cidade e capital económica deste grupo de nove ilhas Atlânticas e tem cerca de 69 000 habitantes distribuídos por 231,9km2. O clima é ameno ao longo de todo o ano, com uma baixa amplitude térmica e a chuva concentra-se sobretudo no inverno e na primavera, é fácil, no entanto, experienciar as quatro estações ao longo de um dia. Também a água do mar tem uma temperatura agradável e convida a banhos.

Antiga vila de pescadores, Ponta Delgada desenvolveu-se sobretudo após o terramoto que destruiu a antiga capital, Vila do Campo, em 1522. É cidade desde 1546 por ordem do rei D. João III, em reconhecimento à importância do seu porto no apoio às naus que navegavam na rota marítima para a Índia. No séc. XIX prosperou devido à exportação de laranja e, atualmente, é uma cidade cosmopolita bem como o principal pólo económico dos Açores. À sua história de mais de cinco séculos, une-se uma arquitetura única e uma beleza natural de tirar o fôlego.

  • Séculos de história
  • Beleza natural impressionante
  • Arquitetura única
  • Clima ameno
  • Experiências na Natureza

Para quem gosta do contacto com a Natureza existem inúmeras ofertas disponíveis. A formação essencialmente vulcânica da ilha confere-lhe um especial interesse geológico e a envolvente de mar proporciona condições excecionais para a observação de cetáceos e para a prática de mergulho ou banhos de mar. O maciço das Sete Cidades, zona mais elevada da ilha no concelho de ponta Delgada, é propício à observação das aves migratórias que passam pelos Açores e toda a ilha é ponteada por inúmeros os miradouros, lagoas e piscinas naturais e luxuriantes jardins botânicos.

O artesanato preserva tradições seculares e demonstra a criatividade do povo da ilha, aguçada pelo isolamento das várias populações. Assente na atividade da pesca, desenvolveu-se uma curiosa arte decorativa utilizando escamas de peixe para formar arranjos florais. Originais são também os presépios de Lapinha feitos com conchas e pedrinhas ou os bordados típicos de linho e as bandeiras do Espírito Santo que são hoje populares e representam os Açores em feiras e mercados dentro e fora de Portugal. A importância da vida religiosa sente-se nas inúmeras igrejas e ermidas, romarias e festas que dinamizam a vida na região.

Explore com o seu carro alugado

Com tanto para descobrir, o carro alugado é importante para rentabilizar o seu tempo em Ponta Delgada. O aeroporto fica a 5,5km da cidade e chegará ao centro nuns escassos 10 minutos. Para se orientar pode subir à Torre Sineira, que fica no edifício da Câmara Municipal. A Torre tem 30m e data de 1724 e, no topo, poderá desfrutar da vista de 360º e selecionar o que pretende visitar na envolvente. Não deixe de ir à Igreja Matriz de S. Sebastião, onde encontrará exemplos de arquitetura barroca e manuelina e aproveite para passar pelas Portas da Cidade.

Se quiser envolver-se nas cores, cheiros e produtos da terra, nada melhor que rumar ao mercado da Graça. Aproveite para comprar um ananás, fruto rei dos Açores. A comprovar a importância deste fruto, foi criado um Centro de Interpretação da Cultura do Ananás na Fajã de Baixo. São cerca de 3,5km desde o mercado. Com o mar sempre tão próximo é natural ter vontade de dar um mergulho. Com o seu carro alugado será fácil explorar a costa e, em 20 minutos, chega à praia de Água d’Alto. é belíssima e tem um agradável bar que serve refeições ligeiras.

Um dos pontos de grande interesse da ilha, e um marco da paisagem vulcânica, é a Lagoa das Furnas. Localizada na freguesia com o mesmo nome, encontra-se à altitude de 600m e dali é proveniente o famoso cozido das furnas. Cozinhado em buracos no solo vulcânico a temperaturas entre os 64ºC e os 96ºC, este original prato gastronómico é mundialmente conhecido e atrai milhares de turistas às Furnas. As Furnas ficam a uma distância de 44km do aeroporto que, com o seu confortável carro alugado, se percorrem em cerca de 45 minutos.

Miguel é uma ilha montanhosa de relevos sinuosos, numerosos picos e vales o que torna insubstituível o conforto e a economia de tempo proporcionados por um carro alugado. Um dia em cheio pode incluir uma partida de golfe no Campo de Golfe da Batalha, em Fenais da Luz, a 20 minutos de Ponta Delgada, e terminar saboreando a gastronomia local num dos muitos restaurantes da cidade. A não perder uma caldeirada de peixe fresco ou o marisco selvagem e ainda as frutas exóticas como o suculentos ananás ou a goiaba.

Aeroporto

A ilha de S. Miguel é servida pelo Aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada. Daqui há ligações para os outros aeroportos do arquipélago dos Açores permitindo visitar as ilhas principais, bem como para o Arquipélago da Madeira e para os três aeroportos de Portugal continental. Na Europa, os destinos passam por Londres, Bruxelas e Düsseldorf. Entre outros destinos estão Boston, nos Estados Unidos da América e Toronto, no Canadá.

O Aeroporto tem todos os serviços necessários e essenciais para garantir o apoio aos passageiros quer viagem a trabalho, a sós ou em família, bem como um serviço de assistência especial para passageiros com mobilidade reduzida. É disponibilizada wifi gratuita, um serviço de depósito para bagagens grandes, e um útil balcão do Posto de Turismo que pode auxiliá-lo a organizar a sua visita, caso ainda não o tenha feito.

O aeroporto de Ponta Delgada acolhe várias marcas de Rent-a-Car permitindo-lhe escolher a partir de uma grande diversidade de gamas e modelos e ainda ter o conforto de um carro à sua espera logo à saída do terminal. Encontra emrpesas como a Autatlantis, Wayzor, Ilha Verde ou Europcar, entre outras, o que lhe possibilita comparar tarifas e condições e pode reservar o seu carro comodamente com antecedência. Seja qual for a opção que escolha, vai poder conduzir o seu carro, a qualquer hora do dia durante a sua estadia e transportar-se a si e aos seus em segurança.

Tráfego automóvel

As estradas em Ponta Delgada são boas e estão em condições para permitir uma ótma experiência de condução, sem sobressaltos, bem como na restante extensão da ilha de S. Miguel, que provavelmente irá explorar na sua totalidade com o carro que alugar. Existem ligações entre todas as povoações e a condução não apresenta desafios de maior. Note-se que em algumas zonas é comum haver estradas com o piso em blocos de pedra. Para quem gosta de conduzir a experiência permite apreciar as visitas fabulosas que se vão apresentando durante o percurso.

Não vai encontrar portagens mas deverá contar com os parquímetros, que são comuns em Ponta Delgada, onde poderá ser mais difícil de estacionar. Noutras povoações mais pequenas o principal desafio poderão ser as ruas estreitas. Se preferir evitar muitas manobras, um modelo de carro mais pequeno poderá ajudar. Neblinas e nevoeiros são comuns por estas paragens pelo que se recomendam as habituais precauções de condução nestas condições quando fizer percursos maiores. Os principais pontos de interesse estão bem sinalizados pelo que pode seguir com confiança de que não se irá perder.

Relativamente às regras de condução nos Açores a grande diferença que existe em relação a Portugal continental, são os limites máximos de velocidade, que são menores. Nas localidades a velocidade máxima é de 50km/h, 80km/h fora das localidades e 100km/h nas vias rápidas. Se tiver algum problema com o seu carro de aluguer, deve entrar contactar a PSP e em caso de acidente ligue 112. As estradas da ilha não são um desafio no que toca a congestionamento de trânsito mas não se espante se, de vez em quando, for obrigado a parar para deixar passar uma manada de vacas.

Português