Tem planos para visitar Montpellier e está preocupado em arranjar um carro alugado? Não se preocupe, já que existem muitas empresas a prestar esse serviço na cidade. As boas notícias é que a maioria se encontra relativamente perto das atrações turísticas. Neste artigo, vamos revelar todos os sítios que pode ficar a conhecer enquanto estiver na cidade.
Aluguer de automóveis Montpellier
Montpellier é uma cidade situada no sul de França. Originalmente chamada Mospessulanus, é a capital do departamento de Hérault e a 8ª mais populosa de França, com cerca de 450.000 habitantes. Em Montpellier pode encontrar vários monumentos que datam até ao séc. XII. a cidade é um misto de antigo e moderno, com vários exemplos interessantes de arquitetura. Economicamente, a cidade tem um padrão de vida e é considerada como uma das economias mais fortes de França nos últimos 25 anos.
As pessoas de Montepellier são bastante amigáveis, e a cultura é uma parte integrante das suas vidas. Falam Francês, apesar de uma grande percentagem compreender o Inglês. Montpellier é a segunda maior cidade da região da Occitânia, afamada pelos seus vinhos exportados para várias partes do mundo. Adicionalmente, a cidade é centro da Feira Internacional da Vinha e do Vinho e de vários tipos de indústria, incluindo farmacêutica, processamento alimentar, produtos eletrónicos, tecelagem e matalurgia.
O clima em Montpellier é Mediterrânico, sendo que a cidade tem geralmente Invernos húmidos e Verões secos e solarengos. Janeiro é o mês mais frio, com temperaturas que rondam os 2.8º. Por vezes durante o Inverno também há queda de neve e, no Outono, alguma chuva. Montpellier tem uma área de56.87 km quadrados, sendo que o seu ponto mais alto, a Place de Peyrou, fica a 57 metros. Os habitantes de Montpellier são ávidos adeptos de desporto e a cidade já recebeu algumas competições, como a FIBA EuroBasket e o Open do Sul de França.
Cerca de um terço da população de Montpellier é composta por estudantes, que dão à cidade um espírito jovem. Existem vários eventos culturais sempre a acontecer, incluindo concertos, óperas, filmes e festivais. No séc. X, a cidade foi criada como um centro de saber e conhecimento, sendo que tal facto explica o seu amor pela educação. A primeira escola de medicina Europeia foi fundada na cidade, no séc. XII e a cidade continuou a dedicar-se ao conhecimento e cultura desde então. Como turista, vai gostar do rico passado cultural da cidade.
Uma das maiores atrações de Montpellier é a Place de la Comédie. Situada no centro da cidade, tem um centro comercial e várias lojas. Adicionalmente, um dos museus da cidade situa-se aqui, assim como vários cinemas. Se gosta de pintura e arquitetura, visite Museu Fabre, um dos mais importantes da cidade. A distância entre a Place de la Comédie e o Museu Fabre é de cerca de 2.4 km, sendo que demora cerca de 9 minutos a percorrer.
Outro sítio que deve ficar a conhecer é o Zoo da cidade. Tem várias espécies de animais, como coloridos sapos e girafas. O jardim divide-se por áreas e continentes, sendo que tal facto torna a sua exploração muito mais interessante. Pode também visitar o Jardin des Plantes, um jardim botânico anteriormente utilizado com propósitos médicos. Pode encontrar várias plantas fascinantes. Do Zoo ao Jardin des Plantes são cerca de 12 minutos e 3.6 km de distância.
O Arc de Triomphe é um arco triunfal de 52 metros de altura, dedicado ao popular rei Luís XIV. O arco brilha radiantemente e tem cerca de 103 degraus. Se gosta de vida marinha, não se esqueça de visitar o Planet Ocean Montpellier, um aquário que recria nove ambientes aquáticos diferentes e que faz, também, parte do shopping Odysseum. A distância desde o Arco do Triunfo ao Planet Ocean Montpellier é de 6.2 km e leva cerca de 18 minutos a percorrer.
A Catedral de São Pedro é uma igreja colada ao Mosteiro de St.Benoît, do séc. XIV. Apesar de ter sido reconstruída durante o séc. XV, devido às guerras religiosas, ainda se podem ver artefactos mais antigos no seu interior. Montpellier tem também vários hotéis e restaurantes onde pode apreciar cozinha local e internacional. Entre outros, existe o Hotel Ibus Montpellier Centre, o Courtyard by Marriott e o Hotel Novotel. Desde a Catedral de São Pedro até ao Hotel Ibis Montepellier Centre são cerca de 2.9 km, um caminho que leva aproximadamente 10 minutos a percorrer.
O Aeroporto Montpellier–Méditerranée é o único aeroporto da cidade e localiza-se na zona sudeste. Tem duas pistas e é utilizado para voos domésticos e alguns internacionais. Os voos mais populares são para Amesterdão, Paris, Nantes e Bordéus. O aeroporto também tem alguns serviços, como Multibanco e caixas de câmbio.
Quando chegar ao aeroporto, vai encontrar várias empresas rent-a-car, como a Enterprise, Thrifty, Sixt, Europcar, Budget, Avis e Hertx, reconhecidas internacionalmente. Adicionalmente, têm também um website funcional que pode usar para reservar o seu carro antes da chegada. Sugerimos que o faça com antecedência para assim ter mais escolha, aos melhores preços.
Uma coisa que deve ter em atenção antes de alugar uma viatura são os termos e condições aplicáveis. A maior parte das empresas fornece essa informação no seus sites, por isso leia com atenção. Inspeccione também o carro antes de iniciar a sua viagem. Na maioria dos casos, as empresas de rent-a-car cobram taxas extras por qualquer eventualidade, por isso certifique-se de todos os detalhes antes de ter surpresas desagradáveis.
Montpellier é um bom sítio para visitar, sendo que as ruas e estradas que ligam a cidade estão em boas condições. A maior parte tem 2 ou 3 faixas de rodagem, com sinalética bastante funcional. O trânsito é pouco, tirando às horas de ponta – entre as 6h30 e as 9h30 e depois entre as 16h00 e as 19h00 – em que as ruas podem ficar congestionadas.
Os limites de velocidade variam consoante a estrada. Em núcleos urbanos, o limite é de 50 km/h, em vias-rápidas é de 90 km/h e em autoestradas é de 110 km/h ou 130 km/h, dependendo das condições climatéricas. Preste sempre atenção à sinalética e cumpra os limites.
No que toca a estacionamento, Montpellier tem vários partes espalhados pela cidade. Os parques encontram-se em localizações estratégicas, sendo que se torna fácil encontrá-los. Adicionalmente, também pode encontrar alguns parques a pagar, sendo que os preços variam, mas andam à volta dos €1/ hora. Estacionamentos de longa duração têm, por vezes, direito a desconto. No entanto, estacionar na rua é permitido, desde que nos sítios em que seja feito nos sítios delimitados.