Aluguer de automóveis Ilha Terceira
Aluguerdecarrosbaratos.pt compara as tarifas oferecidas por varias agências de aluguer de automóveis e encontra as melhores tarifas para alugar um carro. Todas as tarifas para veículos em Ilha Terceira incluem a cobertura de seguro necessária e quilometragem ilimitada.
Ilha Terceira – míni-guia
A Ilha Terceira é uma das nove ilhas que compõem a região autónoma dos Açores, em Portugal. Fica a cerca de 40 minutos de voo de Ponta Delgada e uma das melhores formas de a visitar é de carro, que pode ser alugado à chegada ao aeroporto. Junho, Julho e Agosto são os meses mais quentes, com épocas de chuvas de Outubro a Dezembro. É um destino ideal para quem procura caminhadas pela natureza e um ambiente relaxado.
Guia da Ilha Terceira
É na Terceira que se encontra Angra do Heroísmo, uma das cidades mais importantes desta região autónoma. Nesta ilha de 402 quilómetros quadrados, habitam cerca de 56 mil pessoas. Feita essencialmente de paisagens verdejantes e lagos, é ideal para quem procura fazer férias calmas, junto ao mar e à natureza. As temperaturas aumentam entre Junho e Agosto, embora sejam relativamente amenas durante todo o ano, incluindo a época de chuvas. A língua portuguesa é o idioma oficial em todo o território nacional (Portugal continental e Ilhas) e a moeda utilizada é o Euro.
Os Açores têm uma variedade imensa de fauna e flora, pelo que é um destino preferido pelos amantes de caminhadas e trilhos, mas também de gastronomia local. A Ilha Terceira prima pela existência de vulcões históricos, locais que valem a pena visitar. É o caso do Algar do Carvão ou o Miradouro da Serra do Cume. Outros sítios de elevado interesse incluem a Gruta do Natal, a Fortaleza de São João Baptista e as internacionalmente conhecidas, Furnas do Enxofre. Angra do Heroísmo é a zona mais populosa, com vários monumentos de interesse histórico.
- O destino perfeito para amantes da natureza, caminhadas por trilhos e montanhas
- Evitar viajar na época de chuvas: Outubro, Novembro e Dezembro
A Ilha Terceira é composta por dois concelhos (Angra do Heroísmo e Praia da Vitória) que abrangem um total de trinta freguesias. Ambos os concelhos valem a visita: na época balnear, a Praia da Vitória enche-se de turistas portugueses, mas também estrangeiros, principalmente oriundos dos EUA, já que os voos a partir deste país são curtos e em conta. Assim, a praia transforma-se numa combinação de clima ameno – com temperaturas entre os 20ºC e os 30ºC – onde vários bares e restaurantes servem comida local mas também adaptada ao gosto dos visitantes: hotdogs e hambúrgueres são abundantes.
Há vários outros locais a não perder nesta ilha. Além de um roteiro pelos vulcões ali existentes, vale a pena aproveitar um dos dias para mergulhar nas Piscinas Naturais de Biscoitos. De água transparente e apaixonantes paisagens, este programa é ideal para contrastar com os horizontes idílicos. Descer até à cidade de Angra do Heroísmo é actividade para outro dia cheio. Além de boa gastronomia, há que experimentar a vista do Monte Brasil, mas também a calma do jardim público desta cidade, classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1983.
Explore com o seu carro alugado
A melhor forma de se deslocar a todos os locais de interesse é alugando um carro. Faz sentido iniciar a viagem automóvel à beira-mar. Da Praia da Vitória até à Serra do Cume (9kms) são aproximadamente 15 minutos de carro; o mesmo de Angra do Heroísmo às Furnas do Enxofre. A Ilha Terceira oferece uma infinidade gastronómica. O Beira Mar (a 10 minutos de carro de Angra do Heroísmo) é considerado um oásis para os amantes de peixe e marisco frescos. Leite e queijos oriundos dos Açores são iguarias a não perder.
Com fortes laços à fauna, mas também ao mar, os Açores têm uma série de populares restaurantes. A dez minutos de carro da Gruta do Natal, fica o Caneta, que serve a melhor carne da Terceira. Porque não almoçar perto de Angra do Heroísmo, percorrer a EN1-1A junto ao mar, visitar as furnas e miradouros, e seguir para a zona de Biscoitos para banhos em zonas vulcânicas? A natureza é um dos pontos fortes dos Açores, mas a Ilha Terceira tem várias surpresas à espera de quem por ali se quiser aventurar.
Depois de relaxar na água límpida da piscina natural desta zona, acabe o dia em grande com longas caminhadas pela reserva florestal natural do Biscoito. Finalmente, regresse ao ponto de partida e fique-se por um dos vários restaurantes ao longo da Praia da Vitória, que oferece um sem número de diferentes gastronomias: desde comida tradicional portuguesa a norte-americana, há algo para todos os gostos. O perímetro da ilha (aproximadamente 100 quilómetros) pode ser percorrido – excluindo paragens – em menos de três horas.
O facto da ilha ter uma forma arredondada é vantajoso para quem procura flexibilidade total de percursos. A Ilha Terceira tem vários locais de interesse para visitar, bem como actividades para toda a família, mas também para casais e pessoas a viajar sozinhas. Caminhadas por zonas naturais, passeios de bicicleta pelas seguras estradas da região, mas também a gastronomia local, costumes e tradições, fazem desta ilha um destino a não perder, principalmente para quem gosta de conduzir e ir parando para apreciar a paisagem circundante. Guarde dois a três dias para visitar este destino.
Aeroporto
A Terceira tem um aeroporto. O Aeroporto Internacional das Lajes situa-se na zona oriental da ilha, na Praia da Vitória. As companhias aéreas TAP, SATA (açoreana), Air Europa e Ryanair voam de e para este aeroporto. Porto, Lisboa, Madrid e várias cidades dos Estados Unidos da América têm voos para a Ilha Terceira. Desta base aérea também se pode viajar entre as várias ilhas que compõem os Açores. Madeira. O aeroporto dispõe ainda de um centro de informações turísticas na zona das chegadas.
Há quase uma dezena de empresas locais de aluguer automóvel em funcionamento nessa mesma zona. São elas: Angrauto, Autatlantis, Ilha 9, Ilha Verde, Ilha 3, Rentangra, AutoRamalhense, 296 Rent-A-Car e GoldCar. O website oficial do aeroporto tem todos os contactos necessários das empresas acima referidas. Há também outras empresas internacionais com sucursais no aeroporto. O espaço disponibiliza wi-fi gratuito em todas as suas instalações, pronto a usar.
A taxa de aluguer diária pode ir dos 5€ (carros citadinos) aos 85€ no caso de carrinhas de seis ou mais lugares, o que pode ser conveniente se viajar com um grupo grande. No entanto, um carro mais pequeno é eficaz para estacionar e conduzir pelas estradas da Terceira, que são geralmente alcatroadas e em bom estado, mas com alguns caminhos de terra batida para chegar aos destinos menos turísticos.
Tráfego
A velocidade máxima nas estradas da Ilha Terceira é de 100 km por hora. No que toca às restantes regras de condução, aplica-se a mesma legislação em vigor em Portugal continental: 50 km por hora dentro das localidades, e 80 km por hora fora das localidades. Nenhuma estrada dos Açores obriga a pagamento, pelo que a deslocação, em carro alugado, ficará sempre a custo zero, excluindo a gasolina.
Embora a idade mínima legal para conduzir seja de 18 anos, só pessoas com 23 anos ou mais podem alugar um carro. É necessário ter especial atenção ao atravessamento de animais – como vacas ou bois – nas estradas, uma vez que andam soltos e entre pastagens. Recomenda-se que as primeiras viagens de carro sejam efectuadas durante o dia, para que seja mais fácil perceber e decorar caminhos.
O trânsito costuma ser fluido, pelo que não há necessidade de planear actividades ou percursos com muita antecedência. Os períodos do início da manhã e final da tarde podem ser mais complicados à entrada e no centro de Angra do Heroísmo. O estacionamento dentro da cidade é geralmente pago, pelo que é preciso ter especial atenção e não esquecer o pagamento. Em zonas menos populosas – como as furnas ou a reserva florestal – há vários locais com estacionamento gratuito e de fácil acesso. Os alojamentos rurais locais também costumam disponibilizar lugar para o carro.