Aluguer de Carros Coimbra

Se está a planear uma visita a Portugal, Coimbra é uma das cidades a não perder. A meio caminho entre Lisboa e Porto, onde se situam os principais aeroportos nacionais, a melhor maneira de chegar ao destino será, sem dúvida, alugar um carro. Se chegar de avião, qualquer dos aeroportos tem diversas empresas de Rent-a-Car disponíveis. A reserva poderá ser feita previamente e terá o seu carro à espera para o levar, com todo o conforto, à “Cidade dos Estudantes”.

Guia da Cidade de Coimbra

Cidade central, na geografia e na história de Portugal, Coimbra estende-se à beira do rio Mondego. É a maior cidade da região centro de Portugal, integra 18 freguesias em 319,4km2 e conta com cerca de 143 000 habitantes. Há muito associada aos estudantes e ao conhecimento devido à secular universidade, na formação de Portugal, o Rei D. Afonso Henriques converteu-a na capital do reino. Muito antes, os Romanos deram o nome de Emínio à cidade que cresceupela colina sobre o Mondego e mais tarde, substituiu-a em importância a cidade de Conímbriga, donde deriva o seu nome.

A partir do século XVI, a vida da cidade passa a ser marcada pela presença da Universidade, que é a mais antiga de Portugal e que tem moldado os seus costumes e tradições. As atividades económicas foram orientadas para as necessidades dos estudantes e professores e muitas das tradições académicas foram adotadas como tradições conimbricenses. Foi durante o século XX que a parte urbana da cidade teve a sua maior expansão. Fruto da sua história e dos tesouros que alberga, a Universidade, a Alta da cidade e a Rua da Sofia estão classificadas, desde 2013, como património da Humanidade.

  • Aqui nasceu o primeiro rei de Portugal
  • Foi a capital do Reino
  • Uma das universidades mais antigas da Europa
  • Tradições seculares como a Queima das Fitas e o Fado de Coimbra

Como se pode perceber, quem vai a Coimbra, não poderá deixar de visitar a Universidade. Esta nasceu num antigo palácio real e o conjunto do Palácio com a Biblioteca Joanina, entre outras zonas de interesse, podem ser atualmente visitadas pelo público. Outros dos locais icónicos é a lendária Quinta das Lágrimas e as suas fontes, onde se conta que Pedro e Inês viveram episódios do seu trágico amor. A famosa Queima das Fitas, em maio, atrai milhares de turistas com os seus desfiles, serenatas e bailes por toda a cidade e é uma oportunidade para ouvir o fado de Coimbra.

Outro dos edifícios históricos, dos muitos que a cidade tem, é a Sé Velha. A construção data do século XII e é um notável exemplo da arquitetura românica. A cidade oferece ainda espaços pensados para as crianças como Portugal dos Pequenitos, onde se encontram representadas à escala as casas típicas das várias regiões de Portugal. O concelho é rico em artesanato, destacando-se a cestaria, a tecelagem e a faiança. A sudeste do concelho as serras da Lousã e do Açor concentram as aldeias do xisto. Locais únicos de beleza natural onde o xisto predomina nas construções.

Explore com a sua viatura alugada

Existem muitos locais interessantes que poderá explorar se viajar com um carro alugado e que de outro modo seriam de difícil acesso. Bem preservadas e com uma envolvente natural belíssima, as aldeias do Xisto entre Coimbra e Castelo Branco oferecem uma viagem no tempo com as suas ruelas estreitas, casas de pedra, fornos comunitários e artesãos locais. De Coimbra a Gondramaz são 33km que fará em 35 minutos. Se gostar, existem mais 26 aldeias para explorar. Mais perto de Coimbra ficam as ruínas de Conímbriga, uma antiga e importante povoação romana. Hoje, é um dos maiores sítios arqueológicos em Portugal.

De Coimbra até ao mar são cerca de 47km. Seguindo o curso do rio Mondego, chegará à bonita cidade de Figueira da Foz. Como o nome indica situa-se na Foz do Mondego. É um destino apreciado pelas suas praias. Se o ar marinho lhe abrir o apetite, poderá ir até à marina onde há vários locais para comer, como o Tapa’s Bar ou o Jet7.5. Levará cerca de 45 minutos até Coimbra e no caminho encontrará Montemor-o-Velho e o seu imponente castelo que chegou a ser um ponto estratégico na defesa da região de Coimbra.

Coimbra é terra de boa gastronomia. Existem um sem número de tascas tradicionais que servem petiscos inesperados como pica-pau, moelas ou raia-de-Pitau. Pode encontrá-los no Zé Manel dos Ossos ou o Dux-Taberna Urbana. Nada como experimentar. A chanfana e o arroz de lampreia são alguns dos pratos mais típicos da região e não esquecer a deliciosa doçaria conventual como os pastéis de Santa Clara ou o pudim das Clarissas. São pratos servidos na maioria dos restaurantes que encontrará na baixa da cidade.

Para os apreciadores de artesanato a região de Coimbra tem também muito para oferecer. Na localidade de Arzila fazem as esteiras de bunho e junção. A aldeia localiza-se na Reserva Natural do Paúl de Arzila, fonte do bunho que é cortado no verão e deixado a secar para ser depois utilizado nesta arte típica. A reserva natural é um local privilegiado para a observação de espécies de aves que ali vêm passar o outono e o inverno. Arzila situa-se 15 minutos de Coimbra se for a conduzir o seu carro alugado.

Aeroportos

Poderá chegar a Coimbra de avião vindo o Aeroporto Internacional do Porto ou do Aeroporto Internacional de Lisboa. Estes são os dois maiores aeroportos de Portugal. O Porto fica a 134km de Coimbra e Lisboa fica a 197km, distância que percorrerá entre 1h30 a 2h num ou noutro caso. A diferença na escolha dependerá de onde vier, mas ambos os aeroportos têm ligações com as principais cidades europeias e com muitos países fora da Europa.

Ambos os aeroportos recebem as principais companhias internacionais e disponibilizam mais de 100 destinos. Alguns dos destinos mais populares com partida do aeroporto do Porto são Londres, Paris, Amsterdão, Istambul, Nova Iorque S. Paulo ou Luanda. A partir de Lisboa há mais de 100 destinos. Alguns deles menos prováveis como Oviedo em Espanha, Manaus no Brasil, Chisinau na Moldávia, Pisa na Itália ou até Accra, capital do Gana.

Para além de terem uma diversificada oferta no que respeita a restauração, compras, espaços de lazer e outros serviços, nestes aeroportos poderá encontrar as principais empresas portuguesas e internacionais de Rent-a-Car para que possa escolher o carro mais conveniente para as suas necessidades a partir de uma muito variada oferta de marcas e modelos. Nos dois locais estão representadas a Avis, a Budget, a Europcar, a Goldcar, a Guerin, a Hertz e a Sixt. Com o seu carro ideal poderá apreciar plenamente a sua visita à cidade.

Tráfego automóvel

A cidade de Coimbra é uma cidade com boas estradas e que de um modo geral se encontram em boas condições de circulação. A cidade tem crescido muito nos últimos anos com novas áreas residenciais e vias de ligação também novas. Não se espera que a condução seja um desafio durante a sua estadia. Claro que nas zonas antigas e históricas as ruas podem ser muito estreitas, algumas inclusivé são interditas à circulação automóvel. Noutras zonas, o acesso é condicionado a certos períodos do dia ou a determinados utilizadores, mas estarão devidamente identificadas.

Algumas das zonas de interesse ao redor de Coimbra são interiores e montanhosas. Tendo um equipamento de GPS no seu automóvel, não hesite em utilizá-lo. Facilitará encontrar os destinos que planeou visitar e poupará tempo sabendo qual o melhor, mais rápido, ou mais curto, itinerário. Coimbra é uma cidade grande e encontrará certamente algum congestionamento pela manhã, nas horas de ponta. Novamente, a tecnologia de GPS poderá auxiliá-lo a encontrar as melhores alternativas.

Os limites de velocidade que vai encontrar são os estipulados para Portugal e serão de 100km/h nas vias rápidas e de 120km/h nas autoestradas, salvo qualquer indicação em contrário, que deverá estar assinalada no local e ser respeitada. Dentro das localidades e áreas residenciais o limite máximo não excede os 50km/h. Coimbra situa-se no centro de Portugal e encontra-se bem servida por autoestradas que garantem a ligação tanto para Sul como para Norte do país. Para o interior e zonas de serra encontrará estradas nacionais, com menos faixas e frequentemente com curvas, exigindo uma condução atenta.

Português